(11) 4200-8045 / (11) 96996-6768 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP

OSTEOMIELITE

De todas as complicações ortopédicas que nos preocupa após um tratamento cirúrgico, acredito que a osteomielite esteja em primeiro lugar. Nós cirurgiões ortopédicos tomamos o mais minucioso cuidado para que o risco desta complicação seja cada vez menor, infelizmente, alguns poucos pacientes apresentarão essa complicação. Alguma condições clínicas do próprio paciente aumentam o risco, por exemplo o tabagismo e a diabetes.

Osteomielite por infecção bacteriana.

Nessa situação, devemos atuar de forma bastante agressiva e rápida para minimizar possíveis sequelas.
Atualmente, a mortalidade causada pela osteomielite é muito baixa devido aos métodos de tratamentos modernos e padronizados na literatura internacional, que incluem o uso de antibióticos direcionados ao agente causador e ao desbridamento cirúrgico extenso. Os principais fatores para um tratamento bem sucedido são o diagnóstico precoce, tratamento cirúrgico adequado e o uso de antibióticos. Nos casos de osteomielite, a presença de uma equipe multidisciplinar se faz obrigatória, sendo incluídos nesse time o infectologista, o ortopedista e alguns casos um cirurgião plástico.

Infecção óssea

A osteomielite é uma infecção óssea causada por microrganismo, principalmente bactérias. No geral, a infecção é causada por um único microrganismo, porém alguns casos a infecção pode ser polimicrobiana, sendo comuns naqueles pacientes com internações prolongadas e/ou paciente diabéticos. A infecção pode ser limitada à apenas uma porção do osso ou afetar variadas áreas como a medula óssea, o córtex, o periósteo e os tecidos moles adjacentes.

Destruição óssea causada pela infecção óssea.

Existem diversos critérios na literatura para classificarmos a tal, pode ser de acordo com o tempo de infecção, mecanismo de infecção, o tipo de agente causador etc. A principal classificação que utilizamos é dividida em aguda, subaguda e crônica, variando com o tempo dos sintomas. Ela pode ser dividida em exógena (fraturas expostas, cirurgias ou continuidade com outros tecidos infectados) ou hematogênica (bacteremia).
Caso tenha alguma dúvida sobre osteomielite, estaremos à disposição para esclarecer.

Para agendar sua consulta na clínica Artroplastias via whatsapp clique aqui

Desenvolvido por Consultoria de SEO

Osteomielite
Artroplastias