(11) 4200-8045 / (11) 96996-6768 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP

Fratura do Femur

As fraturas estão entre os principais problemas ortopédicos, elas são comuns nas pessoas mais idosas, mas também podem ocorrer em pacientes jovens. 

Compreenda mais

 Para compreender mais sobre a fratura do colo femoral com diáfise femoral, acompanhe nosso texto e entenda sobre suas características e sobre seu tratamento cirúrgico. 

Mais comum em idosos

 Geralmente a fratura do femur, em sua região proximal, acometem pessoas mais idosas. Devido aos fatores relacionados ao envelhecimento e enfraquecimento dos ossos como a osteoporose (que é mais incidente nesta idade), acabam afetando o colo do fêmur.  

Movimento Súbito

 Nessas condições qualquer movimento súbito pode levar a uma fratura do femur patológica. Embora a quebra do quadril possa acontecer quando uma pessoa idosa sofre uma queda, a falha também pode ser por fratura. 

 Em pacientes jovens a sobrecarga no fêmur proximal pode acarretar em fratura.  

Motivos

 Pode ser que o motivo pelo qual a sobrecarga levou a uma fratura esteja relacionado à sucessivos microtraumas que o paciente tenha sofrido.  Podendo ser fratura-avulsão de um dos trocânteres por conta de elevado estresse em contração forçada dos músculos abdutores do quadril.  

fratura-do-femur

SOBRE AS FRATURAS DA DIÁFISE FEMORAL

fratura-do-femur

Fratura da Diáfise femoral

Pode-se identificar a fratura da diáfise femoral pela presença de uma linha radioluscente em forma de espiral, visualizada na radiografia. Normalmente essa fratura do femur advém de quedas em que, durante a aplicação de uma força rotacional é transmitida ao fêmur, o pé permanece ancorado.  

Observação

 Também uma fratura transversa pode ser provocada quando há uma força de angulação ou traumatismo direto.  

Fratura Transversa

 A fratura transversa comumente se observa em acidentes envolvendo motocicletas. Quando as fraturas transversas acontecem depois que paciente passou da meia-idade, ela precisa ser observada com cuidado devido a seu potencial oncológico. 

 

TRAÇOS ESPECÍFICOS

Nos casos de fratura do colo femoral com diáfise femoral os pacientes mais frequentes são jovens adultos. Não é incomum que haja embolia gordurosa nessas fraturas. Há encurtamento da perna e ela permanece em rotação externa. A coxa contundida se apresenta edemaciada. 

EXAME DE RAIO-X

Durante a análise radiográfica do paciente é possível que a fratura esteja em qualquer uma das regiões da diáfise, no entanto ela é encontrada com maior frequência no terço médio.  

Fragmento Triangular Separado

 Ela pode apresentar-se com um fragmento triangular separado (em forma de “borboleta”), também pode ser transversa ou em espiral. 

Em qualquer direção

 Sendo que o deslocamento pode ocorrer em qualquer direção, há, ocasionalmente, a presença de um par de fraturas transversas deixando isolado o fragmento do fêmur.  

Lesões pélvicas

 Para que lesões pélvicas ou do quadril não passem despercebidas é importante que seja efetuada uma radiografia da região da pelve. 

CUIDADOS COM A FRATURA

É ideal que antes de o paciente ser removida ela já esteja com a fratura imobilizada. Nisso o membro afetado pode ser aproximado do outro, ou usando outra forma de imobilização.

Transportação do Paciente

Já durante durante a transportação do paciente o tipo de imobilização mais indicado é a goteira de Thomas, com a perna sendo movida pelo anel da goteira, estando a perna devidamente retificada; então o pé fica amarrado ao travessão para que a tração se mantenha. Depois o membro e a goteira são amarrados juntos com força.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

No geral é preferível que a fixação interna seja evitada quando se trata de casos de fraturas expostas, a depender de alguns fatores técnicos que serão avaliados pelo ortopedista no pronto-socorro.  

Fraturas Fechadas

 Mais opções são possíveis em casos de fraturas fechadas, como o tratamento conservador, embora o tratamento cirúrgico seja mais comumente indicado nessas fraturas (este tipo de tratamento se restringe à um pequeno grupo de fratura do femur). 

Fraturas na porção superior

 Para fraturas na porção superior do fêmur o procedimento cirúrgico é mais indicado. Pois a fixação interna pode ser feita com técnica de pequenas incisões. 

 Para agendamento de consulta na clínica Artroplastias pelo whatsapp clique aqui

Desenvolvido por Consultoria de SEO

 

 

 

 

> Artroplastias > Tratamento e Cirurgias > Cirurgia de fratura do colo do fêmur

Artroplastias