Dr. Felipe Augusto Ribeiro Batista

Médico especialista em Doenças dos Ossos – Especialista em Quadril

Desde o início de sua vida acadêmica, Dr. Felipe demonstra disposição e dedicação em pesquisas, projetos e serviços, a fim de aprimorar sua atuação e realizar serviços de alto nível. Atualmente realiza tratamento clínico e cirúrgico como especialista em quadril em Higienópolis.

Formação acadêmica

Dr. Felipe Augusto Ribeiro Batista possui uma formação acadêmica sólida:

  • Medicina: graduado em Medicina, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, no ano de 2011;
  • Cirurgia do quadrilespecialista em quadril em 2016, realizado na Santa Casa de São Paulo;
  • Oncologia Ortopédica: Aperfeiçoamento, em andamento, em Oncologia Ortopédica:
  • É uma das áreas da ortopedia, com foco em tratar os pacientes portadores de tumores que atingem as articulações, os ossos, e os tecidos moles, como: tendões, músculos, nervos e outros.

Especialidades do Ortopedista Cirurgião

Após excelente desempenho na prova de Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia (TEOT – Nota Final 8,85), tornou-se membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; especialista em quadril (Santa Casa de São Paulo), o Dr. Felipe mantém sua formação em constante atualização:

 

  • Formações complementares:
  • Curso de Falhas Ósseas e Biomateriais – Grupo de Trauma (2015), IOT-HCFMUSP, IOT, Brasil;
  • Mais de 22 formações complementares em seu currículo até o ano de 2017.

 

  • Atuações profissionais:
  • HEPATO – Cirurgia do Aparelho Digestivo, Hepatologia e Transplantes., HEPATO, Brasil (durante período acadêmico)
  • Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP, Brasil;
  • Base Aérea de São Paulo – Força Aérea Brasileira, FAB, Brasil;
  • Pavilhão Fernandinho Simonsen – Santa Casa de São Paulo, DOT-SANTA CASA, Brasil;
  • Hospital Santa Isabel, HSI, Brasil;
  • Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, ICESP, Brasil;
  • IOT-HCFMUSP, IOT, Brasil;

 

  • Projetos assistênciais realizados:
  • Participante do projeto: “VII Projeto Expedições Científicas e Assistenciais da FCMSCSP”;
  • E mais quatro projetos, além de seis projetos de extensão.

 

  • Prêmio:

Menção Honrosa pelo melhor Pôster na categoria relato de caso apresentado no XXV Jornada de Prêmios Emílio Athié.

 

Caso deseje conhecer seu currículo completo, acesse Currículo Lattes.

Foco primordial

Sempre preocupado em prestar os serviços necessários para seus pacientes, o Dr. Felipe Augusto Ribeiro Batista, compreende a importância de atuar com mais ênfase em Artroplastia de Quadril (Prótese de Quadril)-cirurgia de quadril. 

Para você compreender melhor essa área de atuação, apresento a seguir alguns pontos relevantes sobre “Artroplastia no Quadril”:

  • Artroplastia de Quadril: mais conhecida como prótese de quadril, é um procedimento cirúrgico que busca substituir a articulação por um implante metálico;
  • Como é realizado: O procedimento é realizado no Centro Cirúrgico, com o paciente anestesiado adequadamente. A cirurgia tem uma duração média de duas horas e meia, tempo estimado em condições normais do paciente.
  • No procedimento é realizado um corte na pele, na região face lateral da coxa ou a incisão da região posterior da coxa (procure seu especialista para informações complementares a respeito da possibilidades de incisões cirúrgicas para o seu caso.
  • É indicado: Àqueles pacientes que têm dores e tem incapacidade funcional de sua locomoção (artrose de quadril). Em situações que ocorre fratura do fêmur, que é muito normal entre os idosos, também pode haver a necessidade da Artroplastia.

Dr. Felipe Augusto, especialista em ortopedia, está sempre disponível para sanar suas eventuais dúvidas.

Questões Frequentes

Algumas questões que são frequentemente perguntadas ao especialista no quadril, ao ortopedista cirurgião, ao médico especialista em ossos, médico especialista em músculos, ortopedista especialista no quadril, médico especialista no quadril, enfim todos aqueles que atuam no diagnóstico e tratamento das patologias que envolvem a articulação do quadril, as quais podemos listar: onde fica o quadril, quem é o ortopedista quadril, quais são as doenças do quadril, os problemas no quadril, o que é osteonecrose do quadril, o que é coxartrose, acetábulo do quadril, qual o nome do médico que cuida dos ossos, entre diversas outras que serão respondidas semanalmente nesse site.

Solicito que enviem temas que possuem dúvidas.

Onde fica o quadril?

O quadril é uma articulação que localiza-se na região da bacia, trata-se de uma articulação do tipo enartrose, ela é esferóidea. Ela é constituída pelo acetábulo do osso do quadril, cuja face semilunar e o ligamento transverso do acetábulo, localizado caudalmente, permitem uma articulação com a cabeça de fêmur. Isso também responde outra questão onde é o quadril. O osso da bacia nome é formado pela junção de ossos do ilíaco, púbis e isquio que formam em conjunto a cavidade do acetábulo (ossos do quadril nomes). O fêmur é o osso mais longo do corpo humano, influenciando na estatura das pessoas. Sua porção proximal é formada pela cabeça do fêmur, colo do fêmur, trocânter maior e trocânter menor. O médico que cuida de ossos sabe a importância dessas estruturas para a função normal da articulação do quadril.

Ortopedista quadril

Esse é um médico ortopedista cirurgião que é especializado no quadril, ou seja, quando se perguntam o que é coxartrose, essa é a especialidade ortopédica que cuida da coxartrose artrose do quadril. Ele é responsável pelo tratamento de todas as patologias que envolvem a articulação, desde as doenças relacionadas com o esporte até aquelas causadas por degeneração articular.

Doenças do quadril

A principal patologia articular que afeta o quadril dos pacientes idosos é a artrose do quadril. Ela pode decorrer de diversas formas sendo a idiopática a principal delas, as outras vem decorrentes de outras doenças como a osteonecrose, artrose decorrente de doença reumatológica que pode causar inclusive artrose quadril em jovens, sequela de fraturas, lesões crônicas e outras.

Acetabulo do quadril.

O acetábulo da articulação torna-se mais profundo pela presença do lábio, consistindo em cartilagem fibrosa. Ë fixado, em contorno circular, na margem do acetábulo e no ligamento transverso do acetábulo; situa-se livremente na cavidade articular e não é revestido pela membrana sinovial, lesões nessa região causam problemas no quadril. A cápsula articular da articulação, avaliada pelo especialista, é fixada na superfície proximal do acetábulo, adjacente ao limbo. Na região distal ela se estende mais lateralmente.

O médico especialista em ossos, principalmente o ortopedista especializado em quadril está constantemente cuidando dos pacientes com luxação congênita do quadril, doença da qual iremos discorrer brevemente.

Muita confusão existe na literatura internacional sobre a correta terminologia da luxação congênita do quadril. Atualmente o médico especialista em músculos e medico especializado em quadril estão adotando o termo luxação congênita do quadril para descrever essa patologia.

A incidência da luxação do quadril é de 1,5 casos para 1000 nascidos vivos. Alguns fatores são considerados de risco para o desenvolvimento da displasia: mae primigesta, apresentação pélvica, oligodramnio, sexo feminino, histório familiar e posicionamento da criança no período pós-natal. É muito importante que o diagnostico seja feito o mais precocemente possível, classicamente, o diagnóstico pode ser feito até os 3 meses de idade feito por teste ortopédico chamado Ortolani.

O ortopedista sp ou o pediatra que já avalia o paciente na fase inicial de vida irão diagnosticar precocemente o recém-nascido. Essa avaliação por especialista é fundamental para o diagnostico já que os pacientes com luxação bilateral não apresentarão assimetria dos membros.

O objetivo principal do tratamento dessa doença é manter a cabeça de fêmur reduzida no acetábulo (onde é o quadril), levando ao desenvolvimento correto da anatomia dessa articulação. Esse tipo de imobilização gessada ou, em alguns casos, a cirurgia poderá ser realizada em clinica especializada em quadril, onde o especialista atua. Esses tratamentos são divididos pelo medico que cuida de ossos conforme a faixa etária do paciente. Recém-nascidos < 6 meses, 6 a 24 meses, e crianças com mais de 24 meses. Nas crianças ate 6 meses de vida o médico especializado em quadril irá imobilizar o paciente com uso do suspensório de Pavlik. Já naquelas crianças entre 6 e 24 meses serão submetidas ao redução articular pelo ortopedista sp e confecção de aparelho gessado. Nas crianças acima de 24 meses de vida a redução cirúrgica pelo especialista no quadril geralmente se faz necessária, a qual é realizada na clinica especializada em quadril através de via anterior do quadril, permitindo a realização de capsuloplastia e de osteotomia de ilíaco nos casos instáveis ou com displasia acentuada. Já se extendendo no tema, sabemos que a grande maioria dos pacientes possui grau discreto de displasia, a qual levará o paciente a artrose quadril em jovens e adultos jovens, levando-os a procurar médico que cuida de artrose, no caso do quadril será o médico especializado no quadril.

AGENDE SUA CONSULTA


Nossa Estrutura

Unidade Higienópolis

Sala de espera com amplo espaço e conforto para a família que espera por uma consulta de ortopedia geral ou ortopedia infantil.

celular      +55 (11) 99452-6862
celular +55 (11) 99949-4566

Unidade Higienópolis
A clínica Artroplastias do ortopedista em São Paulo, Dr. Felipe possui sala para acolher o paciente e família.

    +55 (11) 99452-6862
celular +55 (11) 99949-4566

Unidade Higienópolis

Sala para um exame ortopédico completo, cujo objetivo é o diagnóstico preciso. A indicação de uma artroplastia de quadril se baseia no estudo clínico e radiográfico cuidadoso do paciente.

    +55 (11) 99452-6862
celular +55 (11) 99949-4566

Estamos online...