(11) 4200-8045 / (11) 96996-6768 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP

CIRURGIA DE FRATURA DA CABEÇA FEMORAL

Cabeça Femoral

Fraturas da cabeça (femoral) costumam resultar em dano à cartilagem da articulação. A fratura da cabeça femoral é rara, porém ela traz um dano grave que é tipicamente associado com o deslocamento do quadril posterior. Para compreender mais sobre essas fraturas, acompanhe nosso texto e entenda sobre suas características e sobre seu tratamento cirúrgico. 

Indicações

As indicações para o gerenciamento operacional dessas lesões incluem redução não anatômica da cabeça femoral, uma junta instável do quadril, e a presença de fragmentos intra-articulares. 

 Os fragmentos menores podem ser extirpados, porém os fragmentos maiores devem ser tratados com uma redução aberta e fixação interna. A severidade desta lesão está associada com um histórico de resultado insatisfatórios, mas estudos recentes têm demonstrados um sucesso intermediário. 

 Devido à lesão da cartilagem articular associada com  a fratura, essa lesão torna-se de evolução pouco previsível. Para pacientes idosos com essas lesões, a cirurgia de artroplastia é uma opção de tratamento, mas pode não ser ideal para pacientes jovens. 

 

cabeça-femoral

CASO DE FRATURA DA CABEÇA FEMORAL EM UM PACIENTE JOVEM

Para compreender melhor sobre a fratura e o tratamento cirúrgico iremos exemplificar com um caso fictício. Paciente jovem que havia sofrido uma fratura na cabeça femoral, houve considerável dano à cartilagem na superfície que suporta o peso na cabeça femoral.  

 Após uma redução anatômica da fratura, um defeito osteocondral apareceu na parte da cabeça (femoral) que suporta o peso. O fragmento da cabeça femoral foi rotacionado de tal modo que a superfície superior que suportava o peso ficou congruente. Dessa forma, a lesão foi bem tratada com uma osteoplastia rotacional da cabeça (femoral) combinada à redução aberta e fixação interna.   

 Isso pode criar uma cavidade no interior da cabeça femoral, que seria bem preenchido com um pequeno enxerto tirado do grande trocanter. Fixa-se o fragmento da cabeça (femoral) com parafusos.  

  Esse método é similar às osteotomias rotacionais da cabeça femoral e do fêmur proximal que  foram descritas no procedimento de osteonecrose da cabeça femoral. 

 

Objetivo da Osteotomia Proximal do Fêmur

 O objetivo da osteotomia proximal do fêmur para necrose avascular da cabeça femoral é transferir as forças que suportam o peso para uma parte normal menos envolvida da cabeça femoral. Isso através da rotação das áreas afetadas para longe da superfície que suporta o peso. 

 Poucos estudos existem sobre o tratamento das fraturas da cabeça (femoral). Estudos mais antigos apontavam para resultados ruins em todas opções de tratamento. Mas, recentemente, estudos indicaram que há uma maior porção de resultados positivos quando o tratamento usado é da redução aberta e fixação interna. 

 Ainda mais recentemente, estudos têm demonstrado melhores resultados em termos intermediários, mas ainda não existem estudos sobre longo prazo.  

 Embora o tipo e a qualidade da redução cirúrgica provavelmente afetem o resultado, os dados mostraram que a gravidade do dano também altera o resultado. 

 Como não existem estudos sobre os resultados de longo prazo sobre este tratamento, é difícil prever sobre a recuperação a longo prazo.  

 Trouxemos esse texto até você para te auxiliar na compreensão sobre a fratura da cabeça (femoral). Entre em contato com seu ortopedista para maiores informações. 

 

> Artroplastias > Tratamento e Cirurgias > Cirurgia de fratura da cabeça femoral