(11) 4200-8045 / (11) 96996-6768 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP

ARTROSCOPIA DO QUADRIL

As lesões na região do quadril, no lábrum acetabular e o impacto femoroacetabular, são frequentes em pessoas que praticam esportes em seu dia a dia, como futebol, vôlei, ciclismo e corrida. Nesses casos, havendo indicação cirúrgica, a artroscopia de quadril é a principal técnica utilizada.

 

Saiba Mais

Para compreender mais sobre a artroscopia do quadril, acompanhe nosso texto e entenda sobre suas características e como ocorre o procedimento cirúrgico.

Benefícios do Avanço deste Procedimento

Com o desenvolvimento desse procedimento pessoas com idade mais avançada, e que são ativas fisicamente, puderam ser beneficiadas. Também as complicações foram se reduzindo, com a substituição das grandes incisões por cortes menores. 

 

Neste Processo

Nesse processo muitos pacientes se beneficiaram com a preservação do quadril natural, pois o conhecimento à respeito das doenças do quadril tem se desenvolvido cada vez mais. Do mesmo modo evoluiu o emprego dos materiais e técnicas utilizadas, diminuindo o risco de complicações.

artroscopia-do-quadril

A ORIGEM DAS LESÕES LABRAIS

As lesões labrais podem se originar como sendo consequências da prática de atividades esportivas, movimentos externos, bem como mudanças no formato dos ossos do quadril.

Técnica de Artroscopia do Quadril

Com a técnica da artroscopia do quadril é possível que boa parte das lesões labrais, assim como das deformidades ósseas causadoras, sejam tratadas. Assim evitando a recorrência da lesão labral.

ARTROSCOPIA DE QUADRIL E O IMPACTO FEMOROACETABULAR

Sendo a alteração da anatomia óssea a causa mais importante das lesões labrais, o impacto entre o fêmur e o acetábulo é considerado a principal indicação de artroscopia do quadril. Essas deformidades aparecem em dois tipos: a deformidade cam e a pincer.

Na presença de um contorno fora do comum na transição entre o colo e a cabeça femoral, denominamos de deformidade do tipo cam. Já quando existe uma cobertura excessiva da cabeça femoral pelo acetábulo, se trata de uma deformidade do tipo pincer.

 

Resultado da Artroscopia

É bom lembrar que o resultado da artroscopia no impacto femoroacetabular irá se dar de acordo com o estágio da lesão da cartilagem. Dessa forma, lesões cartilaginosas em estágio inicial apresentam taxa de resultados melhores.

SOBRE O RESSALTO EXTERNO DO QUADRIL

Os casos de ressalto externo do quadril ocorrem quando há um movimento do da banda iliotibial sobre o fêmur. Geralmente os pacientes que apresentam ressalto entre o trato iliotibial e o grande trocanter não sentem dor.

Também há vários casos de pacientes que, junto a isso, já estavam com outras patologias que causavam dores no quadril. Tendo isso em vista, fica ressaltada a importância de se detectar precisamente o que está originando a dor, assim o médico poderá indicar qual é o tratamento adequado.

 

Principal Tratamento

O principal tratamento nesses casos é o não cirúrgico, porém nos casos refratários a liberação artroscópica do trato iliotibial ou do músculo glúteo máximo pode ser a melhor indicação.

CASOS DE LESÕES NOS LIGAMENTOS DO QUADRIL

Vários fatores como: traumas de alta energia, ligamentos frouxos, e lesões esportivas, podem ser a causa da disfunção ligamentar do quadril. Pois geralmente influenciam a maneira que a cabeça femoral se move em extremos do movimento.

 

Mais Frequentes

O tratamento das lesões ligamentares capsulares, e do ligamento redondo, através da artroscopia do quadril é cada vez mais frequentes.

CASOS ENVOLVENDO TRAUMA

Geralmente a artroscopia é indicada para casos de acidentes de alta energia, que causam lesões nos ligamentos, cartilagens, e até fraturas. Em casos que estejam relacionados ao deslocamento do quadril, os fragmentos de ossos e cartilagens da articulação serão removidos através da artroscopia.

> Artroplastias > Quadril > Artroscopia do quadril

Artroplastias