(11) 99452-6862 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP
doenca

Doença de Legg-Calvé-Perthes

  • By:artroplastias
  • 0 Comment

Tudo sobre o Diagnóstico e Tratamento da Doença de Legg Calve Perthes

 

Alguns de vocês talvez tenha ouvido falar nessa doença, mas é mais provável que a maioria ainda não tenha conhecimento. São raros os casos de pacientes que chegam ao consultório ortopedia para investigar essa patologia. A principal meta a ser alcançada no tratamento da doença de Legg Calve Perthes é a obtenção de uma cabeça femoral perfeitamente congruente com o acetábulo. Para que esse objetivo seja alcançado é de extrema importância que, durante o período no qual a doença de Perthes esteja mais ativa, haja a manutenção da cabeça femoral centralizada no acetábulo.

Forma Cirúrgica e Não Cirúrgica

Existem duas formas principais pelas quais podemos obter essa centralização da cabeça femoral no acetábulo, no consultório de ortopedia, sendo a forma cirúrgica e a forma não cirúrgica. A doença de Legg Calve Perthes é uma necrose avascular do núcleo epifisário da cabeça femoral que ocorre mais frequentemente nas crianças entre 4 e 8 anos de idade. Ainda não se sabe exatamente qual a etiologia desta doença, porém atribue-se a diversos fatores que podem estar associados ou não ao trauma. Trata-se de doença auto-limitada, ou seja, ela irá se resolver espontaneamente. Num primeiro momento ocorre a necrose da cabeça que levará a formação de tecido denso à radiografia, após essa fase ocorrerá a substituição do tecido ósseo por um novo (fase de reossificação).

Primeira Consulta

Na primeira consulta desse paciente no consultório ortopedia ele poderá se apresentar com claudicação que no começo será relacionada a algum trauma que sofreu, os sintomas podem ser pouco claros (insidiosos) e dificultar o diagnóstico do paciente. Quando o quadro se arrasta a deambulação do paciente se apresentará com balanço acentuado do troco do mesmo e uma compensação em valgo forçado do joelho. Resumindo, o objetivo do tratamento dessa doença quando diagnosticado precocemente é prevenir a formação de deformidades da cabeça femoral, mantendo-a esférica e congruente.

Posted in: Doenças

Comentários

Nenhum comentário para “Doença de Legg-Calvé-Perthes”

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta