(11) 4200-8045 / (11) 96996-6768 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP
artrose-na-coluna-cervical

Artrose na Coluna

  • By:artroplastias
  • 0 Comment

Sintomas da osteoartrose da coluna vertebral

Degeneração da coluna vertebral causa diversos sintomas ao paciente,  esses sintomas dependem da região afetada pela artrose na coluna. A coluna vertebral na região cervical apresenta como sintoma comum a dor já que se trata de uma região com grande mobilidade. Com essa instabilidade frequente ocorre estresse na região intervertebral acarretando inflamação osteófitos que são popularmente conhecidos como bico de papagaio, nos quadros mais avançados esses osteófitos podem diminuir o espaço pelo qual as raízes nervosas transitam determinando assim uma compressão radicular, alguns casos diartrose cervical levam a disfagia.

Coluna Torácica

Quando falamos a respeito da coluna torácica, notamos que os sintomas são menos frequentes já que essa é uma região com estabilidade maior, menos mobilidade.  A dor nesse local está mais frequentemente associada a questões relacionadas ao disco devido aos movimentos de flexão do tronco e, também, dores de origem facetaria com a hiperextensão torácica.

Artrose na Coluna

O principal local de dor nos pacientes com espondilose (artrose na coluna) é a coluna lombar.  Normalmente diversos níveis da coluna lombar estão associados com instabilidade que decorre, ou seja, é causada por deformidades das facetas.  Na artrose na coluna a hipertrofia das facetas articulares lombares juntamente com a presença de diversos osteófitos espessamento das estruturas ligamentares, principalmente o ligamento Amarelo observamos uma diminuição progressiva do diâmetro do canal vertebral (local onde reside a medula e seus nervos), acarretando sintomas neurológicos no paciente, por exemplo sintomas de claudicação neurogênica.

Tratamento sem Cirurgia

Em termos Gerais, o tratamento Inicial desses pacientes deve ser realizado sem cirurgia, conservadoramente. Encaminhamos esses pacientes com artrose na coluna para uma reabilitação de toda a musculatura lombar, orientamos o tratamento de osteoporose e quando necessário, nutrição direcionada para manutenção ou perda ponderal. Evitamos indicar uso de órteses devido a perda muscular que o uso crônico pode acarretar, em alguns casos e, quando bem orientados, indicamos por curto período de tempo e notamos uma evolução satisfatória

Sobre o Autor

Doutor Felipe Batista, especialista em quadril, graduado pela Santa Casa, possui título de especialista pela SBOT e é membro da AAHKS (American Association of Hip and Knee Surgeons)

Veja a entrevista dada ao programa Saúde e Você

Posted in: Artrose na Coluna

Comentários

Nenhum comentário para “Artrose na Coluna”

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta