(11) 99452-6862 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP
o-que-faz-juntar-agua-no-joelho

Água no Joelho

  • By:artroplastias
  • 0 Comment

Noção básica da cavidade articular do joelho

Dentre as articulações do corpo humano destacamos o joelho como aquela que possui maior espaço, ou seja, sua cavidade é a mais ampla, local onde se acumula a famosa “água no joelho”. O nome dado, popularmente, para o acúmulo de líquido sinovial/inflamatório na região intra-articular do joelho é a água no joelho , iremos explicar isso com mais detalhes à frente.

Região condilar

Na região condilar (dos côndilos tibiais), a cápsula articular esta presa, apenas a alguns poucos milímetros distante do limite ósseo-cartilaginoso, bem na região articular. Essa característica anatômica da relação cápsula, osso e cartilagem, também é semelhante na topografia do fêmur.

Água no Joelho o que pode causar

A região patelar possui características interessantes de serem estudadas, pois a cápsula articular está por baixo do ventre do tendão e da musculatura do quadríceps femoral, a bolsa sinovial supra-patelar é uma bolsa sinovial do tipo subtendídeo / subfascial, sendo que, está constantemente em contato com a cavidade articular, formando dessa maneira , na porção mais distal, o recesso suprapatelar da coxa, local que por vezes acumula líquido sinovial contribuindo para a queixa de “’agua no joelho”.

Enfoque clínico

Para dar um enfoque mais clínico ao tema, precisamos entender que a cavidade articular possui líquido sinovial, o qual possui grande viscosidade e auxilia na diminuição do atrito entre as estruturas cartilaginosas. No diagnóstico diferencial dos derrames articulares, podemos identificar o sinal típico da patela “flutuante”, pelo “sinal da tecla”, sendo nessa situação, indicativo de acúmulo de líquido articular.

Excesso de líquido

Esse excesso de líquido leva a um afastamento da patela com relação a superfície femoral, por isso quando pressionamos a patela no sentido do joelho temos a sensação de pressionar uma tecla, nessa situação podemos dizer que o paciente possui água no joelho.

Recesso suprapatelar

O recesso suprapatelar possui a capacidade de acomodar grande quantidade de líquido e, por vezes, volumes pequenos de derrame não serão notados clinicamente.

Gostou do artigo? Deixe suas dúvidas e sugestões em comentários.

Para agendar consultas na clínica artroplastias clique aqui

Posted in: Água no Joelho

Comentários

Nenhum comentário para “Água no Joelho”

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta