(11) 4200-8045 / (11) 96996-6768 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP
ortopedista-esportivo

Ortopedista Esportivo

  • By:artroplastias
  • 0 Comment

Lesão do mecanismo extensor do joelho

A fratura da patela é a principal causa de ruptura do mecanismo extensor do joelho, sendo que a lesão do tendão quadriciptal e patelar vêm na sequência como lesões frequentes também. O principal mecanismo pelo qual ocorre a lesão é uma sobrecarga excêntrica do mecanismo extensor que ocorre quando o pé está fixo ao solo e o joelho parcialmente fletido, explica o ortopedista esportivo.

Ruptura

A ruptura do tendão patelar e a avulsão do pólo inferior da patela é comumente encontrada em pacientes atletas com menos de 40 anos, já a ruptura do tendão do quadríceps é mais comum em paciente idosos e em pacientes com doenças sistêmicas ou degenerativas.

ortopedista-esportivo-em-sao-paulo

O que os estudos apontam?

Muitos estudos apontam para uma alteração degenerativa do dos tendões previamente a lesão em si, muitas vezes o ortopedista esportivo encontra relato de dor no joelho que antecede o episódio da ruptura. Trata-se de um quadro subclínico, ou seja, os sintomas são tão discretos que o paciente não procura atendimento médico naquele período.

Ortopedista Esportivo

O ortopedista esportivo deve suspeitar de uma ruptura do mecanismo extensor naqueles pacientes de meia idade ou, até mesmo, idosos que se apresentam com derrame articular, dor e disfunção do joelho, principalmente se houve história de treinos de pulo, corridas ou agachamentos, no qual o paciente relata que escutou estalido forte vindo do joelho.

Exame Físico

No exame físico, iremos palpar um gap no tendão do quadríceps e a patela estará notadamente localizada inferiormente à sua topografia habitual.

ortopedista-esportivo-sp

Tendão Patelar

Quando falamos do tendão patelar, o ortopedista esportivo, irá encontrar a patela deslocada superiormente. Ao realizar uma radiografia do joelho em perfil, com o mesmo ligeiramente fletido, o posicionamento elevado da patela fica evidente, naqueles casos que o diagnóstico ainda não está tão claro o uso de exame de ultrassom ou um ressonância magnética irá esclarecer o diagnóstico.

Gostou do Artigo? Deixe suas dúvidas, sugestões e elogios em comentários.

Escrito por Felipe Batista

Clínica Artroplastias

A clínica Artroplastias possui tradição e experiência em ortopedia esportiva. Para maiores informações acesse nossa página principal.

Outros Posts

Cisto ósseo unicameral

Mecanismos de falha de prótese de quadril

Ortopedista faz cirurgia?

Fratura de Lisfranc

Qual o melhor ortopedista do Brasil?

Desenvolvido por Marketing para Médicos

Posted in: Ortopedista Esportivo

Comentários

Nenhum comentário para “Ortopedista Esportivo”

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Artroplastias