(11) 4200-8045 / (11) 96996-6768 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP
clinica-de-ortopedia-infantil

Clinica de Ortopedia Infantil

  • By:artroplastias
  • 0 Comment

Cisto ósseo unicameral

O cisto ósseo unicameral, também conhecido como cisto ósseo simples, é o tumor benigno ósseo mais frequente na população pediátrica. Esse tipo de lesão, muitas vezes acompanhado em clínica de ortopedia infantil, está inserida no dia-a-dia do especialista em oncologia ortopédica, já que essa lesão é diagnóstico diferencial de outros tumores ósseos.

Lesão Cavitária

O cisto ósseo é uma lesão cavitária que está preenchida por liquido rico em prostaglandinas, diferenciando-se do cisto ósseo aneurismático, o qual apresenta conteúdo hemático. A parede interna do cisto é composta de uma membrana fibrosa.

A radiografia

A radiografia do cisto ósseo evidência lesão central, de aspecto lítico com margens bem delimitadas e pode se expandir, porém não rompe o córtex. Para diferenciarmos de um cisto ósseo aneurismático podemos visualizar na ressonância que não há duplas densidade de sinal no conteúdo líquido.

Primeira Visita

Na primeira visita na clinica de ortopedia infantil, após uma história completa do paciente, solicitaremos a radiografia no membro, muitas vezes a ressonância se faz necessária para complementar o estudo da lesão e seu conteúdo.

 clinica-de-ortopedia-infantil-em-sao-paulo

Faixa Etária

Esse tipo de lesão é encontrada principalmente na faixa etária de 5 a 15 anos, sua etiologia (causa) ainda é desconhecida. O principal local onde encontramos o cisto ósseo é o úmero proximal. Podemos classifica-lo em ativo ou latente, tal divisão está baseada na proximidade da lesão com a placa de crescimento (fise).

Cistos Latentes

Os cistos latentes possuem maior chance de se resolver espontaneamente, já os cistos ativos possuem maior risco de fratura e não tendem a regredir espontaneamente, podendo inclusive interferir no crescimento ósseo, podendo levar a deformidade ou encurtamento do membro.

clinica-de-ortopedia-infantil-higienopolis

Clinica de Ortopedia Infantil

Naqueles casos que ocorre fratura, o tratamento conservador (sem cirurgia) é mais indicado, pois pode ocorrer a resolução da lesão após o extravasamento do fluido intracavitário. Na clinica de ortopedia infantil o seguimento radiográfico destes pacientes costuma mostrar uma calcificação da lesão, com formação de trabéculas ósseas.

Cistos Ativos e Grandes

A cirurgia deve ser considerada para os casos de cistos ativos e grandes, para minimizar o risco de fratura.

Gostou do Artigo sobre cisto ósseo unicameral da clinica de ortopedia infantil?

Deixe seus elogios, dúvidas e sugestões em comentários

Escrito por Felipe Batista, Ortopedista Infantil

Outros Posts

Ortopedista faz cirurgia?

Quanto tempo dura uma prótese de quadril?

Qual o melhor ortopedista do Brasil?

Desenvolvido por Marketing Digital para Médicos

Posted in: Cisto ósseo unicameral

Comentários

Nenhum comentário para “Clinica de Ortopedia Infantil”

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Artroplastias