(11) 4200-8045 / (11) 96996-6768 Rua Gen. Jardim, 846, 4° andar - Higienopólis – São Paulo/SP
qual-o-melhor-ortopedista-do-brasil

Qual o melhor ortopedista do Brasil?

  • By:artroplastias
  • 0 Comment

Qual o melhor ortopedista do Brasil? Breve história da ortopedia.

Diversos estudos tentaram explicar quando a ortopedia iniciou na história da humanidade, porém tal questionamento dificilmente será respondido com precisão. Escavadores encontraram imobilizações semelhantes a talas em múmias egípcias, inclusive escultura na qual uma pessoa se apoiava a muletas, com origem no ano de 2830 a.c. Muitos anos após isso, os gregos (anatomistas de Alexandria) são considerados os primeiros a usar uma abordagem científica. O texto grego mais famoso data de 430 e 330 a.C. é conhecido como “Corpus Hippocraticum”, sendo que um de seus volumes dedica-se às articulações. Inclusive descrevendo a manobra mais conhecida para redução de luxações de ombro, Hipócrates ficou conhecido como pai da medicina.

Período Romano Galeno

No período romano Galeno ficou conhecido como o cirurgião dos gladiadores, foi responsável pelos primeiros estudos sobre destruição óssea e osteomielite. Nesse contexto inicial da história fica impossível dizer qual era o melhor cirurgião da época, tão pouco qual o melhor ortopedista do Brasil.

coliseu-em-roma

Coliseu em Roma.

Ortopedia no Século VII a atualidade

O estudioso Paul de Aegina (625-690 d.C.), em Alexandria, escreveu “O Epítome de Medicamento”, tratava-se de um compêndio sendo que um dos volumes tratava de fraturas. Após a invasão de Alexandria pelos muçulmanos muitos livros foram traduzidos no idioma árabe. Um persiano chamado Abu Mansur Muwaffak descreveu o uso de gesso nas fraturas e outros traumas. O gesso produzido com a adição de água a um pó de sulfato de cálcio desidratado, só apareceu em relatos da literatura do século X.

Nicholas Andry (1658-1759), em 1741, publicou Orthopaedia: The Art of Correcting and Preventing Deformities in Children, sendo o primeiro a usar o termo ortopedia para correção de deformidades ósseas. No século XX vieram as grandes guerras mundiais, e com elas a ortopedia e a traumatologia se consagraram como especialidade. E nosso questionamento continua, qual o melhor ortopedista do Brasil.

Ortopedia no Brasil

sbot

A ortopedia brasileira nasce com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), fundada por membros do Pavilhão Fernandinho Simonsen da Santa Casa de São Paulo em 1935 pelos Drs. Luiz Ignácio Barros Lima, Luiz de Resende Puech e Achilles Ribeiro de Araújo. Atualmente todos os residentes de traumatologia e ortopedia submetem-se anualmente a prova para tornarem-se membros da sociedade, tal prova consta de diversas fases e grau elevado de dificuldade.

Qual o melhor ortopedista do Brasil?

Qual o melhor ortopedista do Brasil? Muitos dos grandes nomes obtiveram sua formação no Pavilhão Fernandinho Simonsen.

Nesse contexto, temos um excelente filtro para dizer que os ortopedistas credenciados são de alto nível. Por isso, não sabemos qual o melhor ortopedista do Brasil. Existem diversas especialidades e grandes cirurgiões em cada uma delas, a ortopedia brasileira se destaca mundialmente.

Gostou do nosso post sobre o melhor ortopedista do Brasil? Deixe aqui seus comentários.

Escrito por Artroplastias

Feito por Marketing para Médicos

Posted in: Qual o melhor Ortopedista do Brasil

Comentários

Nenhum comentário para “Qual o melhor ortopedista do Brasil?”

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Artroplastias